-
Arquitetos: Benthem Crouwel Architects
- Área: 15700 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Jannes Linders / Benthem Crouwel Architects
Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro edifício do antigo complexo Telegraaf em Amsterdã Sloterdijk foi concluído na semana passada: o DW02 Lighthouse. Trata-se da finalização da primeira fase de reurbanização do Distrito Oeste, que se desenvolverá nos próximos anos. Benthem Crouwel Architects criou o plano mestre para a transformação em larga escala desta área altamente acessível, localizada perto da rodovia e a uma curta distância da estação. Como fase inicial, o prédio existente do DW02 Lighthouse recebeu uma atualização substancial para um espaço de escritórios de alta qualidade de 15.700 m². O edifício foi reorientado para a praça central com uma expansão de quatro andares apresentando uma entrada marcante e estrutura totalmente de madeira. A realização deste primeiro projeto proporciona um novo impulso para esta área dinâmica, que continuará se desenvolvendo nos próximos anos. Daniel Jongtien (arquiteto e sócio da Benthem Crouwel Architects): "Nós projetamos o DW02 Lighthouse como o primeiro passo no desenvolvimento do Distrito Oeste. Criado para a nova forma de trabalhar: máximo de luz natural, plantas abertas e tangivelmente sustentável com uma estrutura de madeira distintiva".
A arquitetura do novo empreendimento se encaixa bem com o caráter do Distrito Oeste. A malha elegante e funcional é claramente visível na fachada. Entre os elementos da fachada rítmicos e bem organizados, terraços escalonados são incorporados. Em contraste com a aparência robusta da fachada, a construção da nova extensão é totalmente sustentável e feita inteiramente de madeira. Grandes aberturas na fachada proporcionam muita luz natural e, juntamente com o interior de madeira, criam um ambiente especialmente convidativo e acolhedor. A nova entrada principal claramente reconhecível leva a um átrio iluminado e espaçoso, onde uma escadaria escultural dá acesso aos andares superiores. A arquitetura transparente realça a qualidade espacial e conecta os espaços internos e externos, promovendo interações espontâneas e dinamismo. O projeto presta grande atenção aos detalhes dos componentes de madeira e às conexões puras, que não são apenas visualmente atraentes, mas também contribuem para um ambiente de trabalho flexível e de alta qualidade.
A sustentabilidade é central para o Distrito Oeste, com critérios ESG estabelecendo o padrão. O objetivo é chegar ao carbono zero. Em estreita colaboração com o cliente APF e o investidor Angelo Gordon, a Benthem Crouwel Architects procurou soluções "à prova de futuro". A escolha de uma estrutura de madeira totalmente sustentável nesta extensão não apenas enfatiza o caráter do Distrito Oeste, mas também destaca o compromisso com um futuro ecologicamente responsável. A construção de madeira é conhecida por sua robustez e sustentabilidade, e seu uso contribui para reduzir a pegada ecológica do edifício. Além da madeira, o prédio possui muitos elementos sustentáveis. A extensão é totalmente desmontável com conexões secas, permitindo que os componentes sejam facilmente reutilizados. O piso, por exemplo, é feito de placas de pavimentação em vez de um contrapiso de cimento. Um novo sistema WKO reduz a demanda de energia, enquanto os pisos projetados de forma inteligente ajustam o clima com base nos padrões de uso e conforto. Além disso, há um foco em áreas verdes com telhados, terraços e áreas circundantes extensivamente arborizados para promover o bem-estar do usuário, estimular a biodiversidade e melhorar a adaptação climática.
Nos próximos anos, todo o Distrito Oeste será transformado em um espaço urbano dinâmico com mais de 100.000 m² de escritórios e comodidades. Haverá edifícios inovadores e com arquitetura variada e característica. O caráter industrial será mantido, mas aconchego e qualidade de permanência serão acrescentados. O distrito será desenvolvido de forma inteligente e modularmente com madeira e outros materiais sustentáveis. Ele oferecerá um coração verde e espaços públicos para caminhadas e encontros. O Distrito Oeste se tornará um ambiente elegante, saudável e agradável para viver, trabalhar e relaxar.